São Paulo, sexta-feira, 15 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MANIFESTAÇÃO

Fotos de Mao e Che aparecem na marcha de até 15 mil pessoas contra o presidente dos EUA em Gotemburgo

Protestos contra Bush na Suécia reúnem milhares

France Presse
Manifestante "bunda-pintada" participa de protesto contra George W. Bush durante visita do presidente norte-americano a Gotemburgo (Suécia), onde ele participou de um encontro da União Européia


DA REDAÇÃO

Milhares de ativistas aproveitaram ontem a visita do presidente americano, George W. Bush, a Gotemburgo, na Suécia, onde participa da cúpula da União Européia, para protestar contra as políticas de Washington.
Em uma marcha pela principal avenida da cidade, entre 10 mil a 15 mil manifestantes exibiam imagens de Mao Tse-tung e Che Guevara e gritavam mensagens de protesto contra Bush- a quem apelidaram de "Texano Tóxico", em referência ao Estado que governou e a sua intenção de não apoiar o Protocolo de Kyoto, que estabelece metas para a redução da emissão de poluentes.
Apesar dos protestos e do forte esquema de policiamento montado na cidade, o clima era de relativa calma, com os manifestantes em alojamentos providenciados pelo governo sueco e uma polícia cordial com os manifestantes.
O momento mais tenso ocorreu quando policiais tentaram reprimir um grupo de ativistas supostamente mais violentos alojados em uma escola. Os manifestantes reagiram arrancando pedras das calçadas para atirar nos policiais. Até o final do dia, cerca de 200 pessoas haviam sido detidas.
A polícia de Gotemburgo, segunda maior cidade sueca, mobilizou 1.500 homens para garantir a segurança durante a cúpula, que se inicia hoje e termina amanhã. Helicópteros monitoravam a cidade, e a circulação do público foi restringida em várias áreas.
Um esquema especial foi montado para monitorar a chegada do Bush e o hotel onde está hospedado, em frente do qual um grupo de manifestantes se instalou.
"Acho que ele [Bush" defende tudo o que a Suécia desaprova. Ele é contra o aborto, quer seu escudo antimísseis [projeto de defesa que Bush pretende implementar" e é contra o Protocolo de Kyoto", disse Britt-Marie Madsen, editora de internacional do jornal "The Gothenburg Post" à BBC.
Até 25 mil pessoas, entre ativistas anti-União Européia, anti-EUA e antiglobalização devem desembarcar na cidade neste fim-de-semana.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Brasil deu equipamento para Operação Condor
Próximo Texto: Oriente Médio: Síria retira tropas ao redor de Beirute
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.