UOL


São Paulo, domingo, 15 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA enviam força de marines para a Libéria

DO ""FINANCIAL TIMES"

Os EUA deslocaram anteontem uma força de marines para a Libéria, após pressões para que Washington enviasse tropas ao país, naquele que será seu maior engajamento militar na África desde o início dos anos 90.
O navio USS Kearsarge, levando helicópteros de ataque, 1.800 marines e 1.200 marinheiros, foi desviado para a Libéria quando voltava do Iraque para os EUA. A iniciativa é uma medida preparatória para a possível retirada de civis da Libéria, em guerra civil.
A mudança de rota do navio se deu em meio à preocupação manifestada por setores militares americanos que temem que suas forças estejam sobrecarregadas.
Os EUA têm evitado qualquer envolvimento militar na África desde a malfadada intervenção na Somália, quando 18 soldados americanos foram mortos num único dia em Mogadício.
Existe dentro do governo Bush resistência à idéia de os EUA atuarem como polícia do mundo, especialmente numa região em que não têm interesses estratégicos.
O desvio do USS Kearsarge acontece após pedidos para que uma força de intervenção de composição multinacional liderada pelos EUA fosse enviada para garantir o cessar-fogo frágil na região.

Texto Anterior: Analista africano critica "moral seletiva"
Próximo Texto: "Só quero casar", diz nigeriana condenada
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.