São Paulo, terça-feira, 15 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÉGUA

Ex-presidente, que derrotou pai de Bush em 1992, e Hillary participam de inauguração de seus retratos oficiais

Bush e Clinton trocam elogios na Casa Branca

DA REDAÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e seu predecessor Bill Clinton deixaram ontem as diferenças políticas de lado e só trocaram elogios durante a cerimônia de inauguração dos retratos oficiais do ex-presidente e de sua mulher, a senadora Hillary Clinton, na Casa Branca.
A pouco mais de quatro meses das eleições presidenciais, Bush afirmou que "os anos têm feito muito para tornar claras as qualidades" do ex-presidente, que está em campanha para promover seu livro de memórias, sob o título de "My Life".
"Como chefe do Executivo, ele mostrou um profundo conhecimento de políticas públicas, uma grande compaixão pelas pessoas necessitadas e um olhar sempre voltado para o futuro que os americanos gostam em um presidente", declarou Bush, cujo pai, George Bush, foi derrotado por Clinton ao tentar a reeleição presidencial em 1992.
Clinton retribuiu os elogios. "O presidente, pelas generosas palavras dirigidas a mim e a Hillary, provou mais uma vez que nós estamos juntos nesse grande sistema que nos permite debater e lutar pelo que acreditamos estar certo. Estou muito honrado por ser uma pequena parte disso."
Essa foi a terceira vez que os dois líderes americanos apareceram juntos em público nas últimas semanas. Primeiro foi na inauguração do Memorial Nacional da Segunda Guerra Mundial (1939-45), em Washington, e no funeral do presidente Ronald Reagan, morto no último dia 5, aos 93 anos.
A cerimônia de ontem foi uma estranha confluência de republicanos e democratas na Casa Branca, com o casal Bush e assessores recebendo Clinton, Hillary, sua filha, Chelsea, e também antigos assessores do ex-presidente. Mas as conversas ficaram restritas basicamente à história e ao legado dos políticos.
Os retratos do ex-primeiro-casal, que ficará exposto junto com os de outros ex-presidentes e suas mulheres, foi pintado pelo artista Simmie Knox. Ele é o primeiro afro-americano a ter pintado o retrato oficial de um presidente ou uma primeira-dama.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Vice dos EUA sabia que Halliburton levaria contrato
Próximo Texto: Justiça: Brasil não pune tráfico humano, dizem EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.