São Paulo, domingo, 15 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Sarkozy quer UE unida contra "não" irlandês

DA ASSOCIATED PRESS

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou que a rejeição dos irlandeses ao Tratado de Lisboa- novo conjunto de normas para o funcionamento do bloco de 27 países- representará dificuldades para a França, que assume em julho a presidência da União Européia por seis meses.
Ele pediu que os países-membros prossigam com o processo de ratificação para evitar uma crise no bloco, mesmo se os legisladores tiverem de considerar a posição da Irlanda, que em referendo na quinta rejeitou o tratado.
"Hoje, 18 Estados europeus ratificaram. Os outros devem continuar a ratificar para que o incidente irlandês não se torne uma crise", disse durante visita do presidente americano, George W. Bush, a Paris.
Sarkozy também confirmou que o premiê britânico, Gordon Brown, prometeu angariar ratificações, em atitude que analistas interpretaram como indicação de que o Reino Unido vai avalizar plano conjunto da França e Alemanha para salvar o pacto antes do final do ano.
Sarkozy acrescentou que à frente da UE pretende discutir imigração e a alta do preço do petróleo.


Texto Anterior: Irã rejeita suspensão de projeto nuclear
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / Tête-à-tête com o eleitor: McCain aposta em comícios intimistas, mas televisados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.