São Paulo, Quarta-feira, 15 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Índice

ACIDENTE AÉREO

Piloto ignorou alarme na Argentina

de Buenos Aires

O acidente com o avião da Lapa, que matou 67 pessoas em Buenos Aires, no dia 31 de agosto, foi provocado por um erro do piloto.
A conclusão é do informe da Junta Nacional de Investigações Aéreas entregue nesta semana ao juiz Gustavo Literas, responsável pelo caso. O relatório foi baseado nas gravações da caixa-preta.
Segundo o documento, o comandante Gustavo Weigel ignorou um alarme que soou seis segundos após o início da decolagem. Após o disparo do alarme, Weigel teve 35 segundos para abortar o vôo. Após esse tempo, é quase impossível frear o avião.
Investigadores especulam que ele poderia ter ignorado o alarme pela possibilidade de o dispositivo soar com frequência sem a existência de problemas.
Logo depois do alerta, o comandante diz "não, não, não", sem demonstrar nervosismo. Passados 11 segundos, exclama: "Que merda está acontecendo?", mas continua acelerando. (AS)


Texto Anterior: Espanha: Madri nega árbitro para caso Pinochet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.