São Paulo, Quarta-feira, 15 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPANHA

Governo rejeita pedido chileno

Madri nega árbitro para caso Pinochet


SYLVIA COLOMBO
de Londres

O governo espanhol rejeitou ontem um pedido feito pelo Chile para que houvesse uma arbitragem internacional no processo de extradição do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, 83.
O Chile propunha que o caso fosse levado a um árbitro designado de comum acordo entre os países para decidir a legalidade da detenção do general.
O ministro espanhol Abel Matutes (Relações Exteriores) disse que não irá interferir na extradição. "O governo não pode aceitar resolver de forma diplomática ou política um processo que está sendo conduzido pelo Judiciário."
O pedido chileno de uma arbitragem internacional havia sido feito em agosto por uma comitiva de militares que viajou a Madri. O Chile considera que Reino Unido e Espanha não possuem jurisdição para julgar o ex-ditador.
Por causa da decisão, representantes da direita chilena exigem que o governo do presidente Eduardo Frei rompa relações diplomáticas com a Espanha.
Para o chefe de gabinete da Presidência, José Miguel Insulza, as relações com a Espanha não são amistosas agora, mas não convém adotar medidas extremas.
Pinochet está detido em Londres desde outubro de 98, aguardando decisão da Justiça britânica sobre pedido de extradição feito pelo juiz espanhol Baltasar Garzón. O magistrado deseja levar Pinochet a julgamento sob acusação de crimes de tortura e conspiração cometidos durante seu governo (1973-1990).
A próxima etapa do processo de extradição começa no dia 27, em Londres. O general não comparecerá pessoalmente às audiências.
Anteontem, Pinochet realizou tomografia no hospital londrino Wexham Park. Segundo o porta-voz do general, Pinochet "sofre de várias doenças e precisa ser acompanhado com atenção".
Advogados e familiares dizem que o general está muito doente, com problemas respiratórios, diabetes e depressão.


Texto Anterior: Brasil define hoje número de soldados
Próximo Texto: Acidente aéreo: Piloto ignorou alarme na Argentina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.