São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Agência reduz a classificação de dois bancos franceses

Instituições foram rebaixadas em razão da exposição a títulos gregos

Sarkozy diz que não vai nacionalizar bancos, e que eles estão fortes e suportariam um eventual calote grego

VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES

No dia em que uma agência de classificação de riscos rebaixou a nota de crédito de dois dos maiores bancos franceses, os líderes europeus tentaram mais uma vez acalmar os mercados com palavras, em vez de ações.
Voltaram a dizer que tudo será feito para manter a integridade da União Europeia e da moeda única, o euro.
A agência Moody's rebaixou a nota dos bancos franceses Crédit Agricole e Société Générale, que detêm muitos títulos da Grécia -cujas dívidas a maioria dos analistas crê que não será honrada.
O governo francês se apressou a dizer que os bancos estão fortes, que têm condições de suportar um calote grego e que não irá nacionalizá-los.
Ontem, no início da noite, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, soltaram uma declaração conjunta em que afirmam que a Grécia é e continuará sendo parte central da União Europeia. Já José Manuel Barroso, presidente da Comissão Europeia, afirmou que a crise é o maior desafio de uma geração.
Barroso disse que encaminhará propostas para a criação dos eurobônus, títulos a substituir os emitidos pelos países isoladamente e que seriam garantidos por toda a União Europeia.
Os eurobônus ajudariam a reduzir os juros exigidos de países em dificuldades, como Grécia, Portugal, Irlanda, Itália e Espanha.
À noite, o Parlamento italiano aprovou o pacote de 54 bilhões de euros (R$ 124 bilhões), criado para tentar reduzir as dívidas do país.
A intenção é cortar funcionários, privatizar empresas e aumentar impostos para equilibrar as contas até 2013.



Texto Anterior: Análise: País tem interesse no euro como um contrapeso ao dólar
Próximo Texto: Foco: Espanhóis voltam ao campo, tomando lugar de africanos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.