UOL


São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tropas dos EUA pelo mundo serão redistribuídas

DA REDAÇÃO

O Pentágono deve anunciar no mês que vem ou em janeiro mudanças na distribuição das tropas americanas pelo mundo, afirmou ontem o secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, durante uma visita à base militar de Guam, no oceano Pacífico.
Segundo o secretário, que iniciou um giro pela Ásia, as mudanças levariam de dois a oito anos para serem implementadas. "Há muito planos pairando no ar", disse Rumsfeld.
Numa entrevista anterior, o secretário americano afirmara que o Pentágono poderia buscar maior acesso a diferentes localidades da Ásia e do Pacífico.
Ontem, ele declarou aos repórteres que o acompanhavam na viagem que, após estudos, o Pentágono havia chegado a algumas conclusões preliminares que estavam em discussão com seus aliados e com o Congresso.
"É óbvio que essas coisas sofrerão ajustes quando falarmos com nossos aliados e amigos, bem como quando testarmos as várias idéias que podem dar certo", acrescentou.
As mudanças fariam parte de uma realocação estratégica perante as novas ameaças enfrentadas pelos EUA, diferentes daquelas da época da Guerra Fria, de quando remonta a configuração atual.
Rumsfeld não falou em números nem especificou as mudanças, mas deixou claro que sua principal preocupação é o terrorismo. "Isso requer muito mais agilidade, requer acesso a um número maior de localidades" e requer o fim das defesas estáticas, disse.
O secretário questiona, por exemplo, se os 37 mil soldados dos EUA estacionados na Coréia do Sul desde o fim da Guerra da Coréia (1950-53) não deveriam ser disponibilizados para missões fora da península.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque ocupado: Transição não tira EUA do Iraque, diz Bush
Próximo Texto: Berlusconi diz que tentou dissuadir Bush
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.