São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

Aumenta elo entre Paquistão e atentados no Afeganistão

DO "NEW YORK TIMES"

Aspirantes a homens-bomba detidos nos últimos meses no Afeganistão pelas forças de segurança do país e da Otan (aliança militar ocidental) indicam um aumento do financiamento, organização e recrutamento de terroristas no Paquistão.
"Todos os terroristas ou bombas improvisadas usados no Afeganistão estão de uma forma ou de outra ligados ao Paquistão", disse um membro do serviço de informação afegão, sob condição de anonimato. Um alto oficial americano no Afeganistão confirma a percepção, bem como uma entrevista ao "Times" de um candidato a terrorista suicida preso.
A acusação é uma das mais graves que funcionários de Washington e Cabul já fizeram contra o governo paquistanês, que nega haver um problema de infiltração e insiste que as raízes da insurgência do Taleban estão no próprio Afeganistão.
Quase 2,5 milhões de afegãos vivem hoje como refugiados no Paquistão. Segundo os governos dos dois países, é freqüente que eles se unam ao Taleban e a outros movimentos islâmicos.
A disputa é causa de atrito entre os dois governos, sob pressão dos EUA para que cooperem no combate ao Taleban -cujas fileiras superaram 10 mil combatentes neste ano. Nos dois últimos meses, quase cem pessoas foram mortas em ataques suicidas no Afeganistão.


Texto Anterior: Blair condiciona solução a acordo de Israel e palestinos
Próximo Texto: Após escândalos, Bachelet quer pacote anticorrupção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.