São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blair condiciona solução a acordo de Israel e palestinos

DA REDAÇÃO

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, afirmou ontem que não é possível solucionar a crise no Iraque sem tratar do conflito entre israelenses e palestinos. Para Blair, só um amplo plano de pacificação do Oriente Médio atrairia o apoio de países muçulmanos pró-Ocidente, o que, por sua vez, aumentaria a pressão sobre o Irã e a Síria.
A declaração foi feita por videoconferência ao Grupo de Estudos do Iraque, comissão bipartidária americana que busca novas estratégias para o Iraque e deve reportar suas conclusões ao presidente George W. Bush e ao Congresso.
Segundo um porta-voz de Blair, o premiê acredita que um plano para pôr fim ao conflito árabe-israelense com amplo apoio regional diminuiria a força do discurso radical. "A maneira de lidar com o Irã é tirar sua habilidade de explorar a opinião muçulmana. E confrontar Irã e Síria com a escolha estratégica de ou ser parte da solução ou encarar o isolamento", disse Blair. Os dois países apóiam grupos anti-Ocidente.
Bush sempre foi contra a inclusão de Irã e Síria num plano de estabilização do Iraque que favoreceria a retirada americana, já tendo definido os dois como parte de um "eixo do mal" junto com a Coréia do Norte. Mas a proposta vem ganhando força nas últimas semanas, e a derrota republicana nas eleições legislativas do último dia 7, atribuída principalmente ao evidente fracasso da ação americana no Iraque, pode forçar uma mudança de posição.
A Síria se mostra disposta à aproximação. Ontem, editorial de um jornal do governo disse que ela "está pronta para o diálogo com os EUA para obter segurança e estabilidade... e estende sua mão". Já o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse concordar em negociar desde que os EUA "corrijam seu comportamento".


Texto Anterior: Agência detecta plutônio e urânio no Irã
Próximo Texto: Guerra sem limites: Aumenta elo entre Paquistão e atentados no Afeganistão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.