São Paulo, quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovem, novo nome da Economia deve manter política do peso desvalorizado

DE BUENOS AIRES

O economista Martín Lousteau tomará posse no Ministério da Economia argentino dois dias após completar 37 anos, tornando-se o mais jovem a ocupar o cargo. Lousteau repete as características de seus antecessores, Felisa Miceli e Miguel Peirano: é jovem, relativamente desconhecido e discreto. Isso leva a supor que se limitará a executar as diretrizes definidas pela Casa Rosada.
A nomeação de Lousteau foi resumida por Juan Carlos Lascurain, presidente da UIA (União Industrial Argentina), principal entidade empresarial do país: "Cristina escolheu bem, mas quem define o projeto é quem o conduz, que neste caso é a presidente".
Lousteau é formado pela Universidade de San Andrés, com mestrado na London School of Economics. É definido como "desenvolvimentista". Atualmente, preside o Banco da Província de Buenos Aires, que concentra os financiamentos para a indústria e o setor rural na maior Província do país.
Antes da nomeação, ele já manifestara ser um defensor da política cambial kirchnerista, de um peso desvalorizado, contrariando a atual pressão em todo o mundo pela valorização das moedas em função da desvalorização do dólar.
Para o economista Enrique Dentice, da Universidade de San Martín, o novo ministro da Economia "segue a linha de crescimento produtivo que há no atual modelo". Na opinião de Dentice, Lousteau "manterá o superávit fiscal, o câmbio firme e o nível das reservas".
A escolha, porém, gera dúvidas sobre a real intenção do governo de normalizar os índices de inflação. Ao anunciar o novo ministério, o chefe-de-gabinete, Alberto Fernández, disse que caberá a Lousteau decidir pela permanência ou não de Guillermo Moreno, secretário de Comércio Interior, responsável pela intervenção no instituto oficial de estatísticas. (RR)


Texto Anterior: De Vido, alvo favorito da oposição, fica
Próximo Texto: Bolívia: Greve pára transporte urbano e aeroporto de Santa Cruz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.