São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanas

AJUDINHA
A BBC noticiou que o premiê Gordon Brown dificilmente recusará um pedido de Washington para aumentar o contingente britânico no Afeganistão, apontado por Barack Obama como o foco na guerra ao terror em seu futuro governo. O Reino Unido, que tem 8.000 homens no país, pode mandar mais 2.000 em 2009, contra a vontade da maioria da população. Pesquisa desta semana aponta que 68% dos britânicos defendem a saída das tropas do Afeganistão em 12 meses.

COMOÇÃO
Bashar Ja'afari, embaixador sírio na ONU, elogiou ontem o plano de Obama de definir um prazo para a retirada das tropas do Iraque e disse que seu país, cujas relações diplomáticas com os EUA estão congeladas, ficou sensibilizado com o anúncio. "Nós o encorajamos a fazê-lo, porque é o desejo dos povos do Iraque, dos países vizinhos a ele e da comunidade internacional."

REENCONTRO
Na segunda-feira, Obama tem reunião em Chicago com o ex-adversário republicano John McCain. Com a meta de "debaterem formas de trabalharem juntos, em prol de um governo mais eficiente", segundo a porta-voz da equipe de transição, será o primeiro encontro deles após a eleição.

XEROX
O site da campanha de Binyamin Netanyahu, líder do Likud (direita) que disputa eleição em Israel em fevereiro, têm cores, fontes e ícones quase idênticos aos da campanha de Obama. Um de seus marqueteiros reconheceu a imitação.

MULTIMÍDIA
Além dos ouvintes de rádio, o discurso semanal democrata, que será proferido hoje por Obama, irá à internet, em vídeo no YouTube.

SEM CAMBISTAS
O site de vendas eBay acatou pedido de um comitê do Congresso e baniu comércio de entradas para a posse de Obama. Apesar os 240 mil ingressos para a cerimônia de 20 de janeiro serem grátis, eles eram ofertados na internet por até US$ 40.000.


Texto Anterior: Artigo: Restrepo será enviado dos EUA à América Latina
Próximo Texto: ONU e ONGs pedem fim de bloqueio a Gaza
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.