São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU e ONGs pedem fim de bloqueio a Gaza

Há 11 dias, Israel proíbe entrada de suprimentos em reação a disparo de foguetes por militantes do Hamas

DA REDAÇÃO

Israel manteve ontem pelo 11º dia consecutivo o bloqueio à faixa de Gaza, reiniciado depois que militantes do Hamas dispararam foguetes contra o território israelense no último dia 5. A medida israelense vem sendo criticada pela ONU e por organizações não governamentais, já que faltam alimentos, medicamentos e combustível em Gaza, onde vivem 750 mil palestinos.
"O secretário-geral está preocupado que comida e assistência médica estejam sendo negadas a centenas de milhares de pessoas e enfatiza que medidas que aumentem o sofrimento da população civil da faixa de Gaza são inaceitáveis e devem ser revertidas imediatamente", disse nota divulgada pela assessoria do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
A ONG de combate à pobreza e à fome Oxfam, por sua vez, conclamou os líderes mundiais a agirem. "A omissão da comunidade internacional acabará exacerbando o sofrimento humano e pode ameaçar mais ainda as chances de paz", disse o diretor Jeremy Hobbes.
O bloqueio começou no dia 5, quando tropas israelenses entraram em Gaza para destruir túnel que Jerusalém dizia ter sido construído para seqüestrar seus soldados. O Hamas respondeu disparando foguetes. Em reação, Israel retomou o bloqueio, que estava suspenso desde a trégua entre as duas partes, acertada em junho.
Desde então, as duas partes vêm disparando foguetes em represália às ações do outro lado, e pelo menos 11 palestinos já morreram. "Se vocês querem pôr fim à trégua, estamos prontos. Mas, se querem que ela continue, então sigam as suas regras", disse ontem o líder do Hamas Mahmoud Zahar.
O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, disse que, por enquanto, o bloqueio será mantido. "A pressão de Israel sobre o Hamas vai continuar."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Americanas
Próximo Texto: Rússia concorda em congelar instalação de mísseis até 2009
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.