São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO


LIONEL JOSPIN, primeiro-ministro francês
"A eleição de Bush foi legítima e legal. Mas é verdade que Gore recebeu mais de 300 mil votos populares do que Bush. Não houve recontagem na Flórida e, por isso, haverá sempre um certo grau de incerteza."

IASSER ARAFAT, presidente da Autoridade Nacional Palestina
"A vitória de Bush foi definitivamente uma boa notícia para a paz. É bom lembrar que foi seu pai quem deu início à Conferência de Madri (para a discussão da paz no Oriente Médio, em 91)."

ESMAT ABDEL MEGUID, secretário-geral da Liga Árabe das Nações
"A equipe que trabalha com Bush tem mais experiência em assuntos do Oriente Médio do que a da atual administração democrata. Trabalhar com eles será melhor do que trabalhar com a administração atual, que esteve sempre sob a pressão do lobby judeu."

EHUD BARAK, primeiro-ministro de Israel
"Valores similares e interesses comuns caracterizaram por décadas as relações entre Israel e EUA. Estou certo de que essa forte amizade e esse relacionamento especial dos dois países irá continuar no futuro."

COMUNICADO DE CUBA, lido na TV estatal "Parece que o império finalmente tem um novo líder. Do novo chefe, esperamos pouco."

VLADIMIR PUTIN, presidente russo, em visita a Havana
"Estou contando com um diálogo intenso e construtivo com você e com sua administração. Espero que possamos ampliar a reciprocidade mútua e a cooperação entre a Rússia e os Estados Unidos a partir dos interesses de nossos povos e reforçar a segurança internacional e a estabilidade estratégica."

ANDRÉS PASTRANA, presidente colombiano
"Sentimo-nos muito satisfeitos. Felicitamos o presidente Bush e sua família. Creio que aproximaremos cada vez mais os laços de amizade entre os dois países. É bom que haja uma continuidade da política em relação à Colômbia."

TONY BLAIR, primeiro-ministro britânico, primeiro líder a telefonar para Bush
"O presidente eleito George W. Bush é um homem que compartilha de nossos valores, que quer que a Europa e os Estados Unidos sejam cada vez mais unidos. Sei que ele será um amigo do Reino Unido e um amigo da Europa."

JOSÉ VICENTE RANGEL, chanceler venezuelano, frequente crítico da administração Clinton
"Teremos a mão estendida ao presidente Bush, é uma nova administração. Não temos porque prejulgá-la, queremos as melhores relações com os EUA." VICENTE FOX, presidente mexicano "Teremos uma primeira reunião imediatamente. Proporei que ele venha visitar meu rancho de San Cristóbal."

JIANG ZEMIN, presidente da China
"Estou disposto a cooperar com você para promover um desenvolvimento são e estável das relações sino-americanas nesta passagem do século."

BACHAR AL-ASSAD, presidente sírio
"Espero que possamos continuar a promover a cooperação bilateral para atingir uma paz justa e abrangente na região."

JEAN CHRÉTIEN primeiro-ministro canadense
"Quero me reunir com ele o quanto antes. Canadá e Estados Unidos têm uma relação ímpar no mundo: somos bons amigos, aliados e temos a maior tradição comercial do planeta".


Texto Anterior: Com Bush, FHC prevê "século das Américas"
Próximo Texto: Reino Unido: Londres prende 11 garotos por assassinato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.