São Paulo, quarta-feira, 16 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

IRÃ

Aiatolá manda soltar deputado reformista para evitar crise parlamentar
A corrente reformista do regime iraniano, comandada pelo presidente Mohamad Khatami, conseguiu uma importante vitória sobre o conservadorismo com a libertação do deputado reformista Husein Loghmanian.
O perdão ao parlamentar foi concedido pelo conservador líder religioso do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. Sua decisão foi tomada horas depois do chefe do Parlamento iraniano, Mehdi Karrubi, ameaçar boicotar todas as reuniões parlamentares e até mesmo abandonar seu cargo.
Para Karrubi, a detenção de Loghmanian estava aprofundando a cisão entre reformistas e conservadores no país e o aiatolá deveria assumir pessoalmente o caso para evitar o agravamento da crise.
Loghmanian foi preso no dia 25 de dezembro quando seguia para o Parlamento "por declarações contra o aparato judicial". Sua prisão causou uma onda de protestos de reformistas em todo o país.


Texto Anterior: Solidariedade: Famílias tentam curar feridas
Próximo Texto: O caso pretzel: Médico vai monitorar saúde de Bush
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.