São Paulo, sexta-feira, 16 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Nevasca e ventos levam caos

Frio de até - 43oC pára parte de EUA e Canadá

DA REDAÇÃO

Uma tempestade de neve, acompanhada de fortes ventos e de temperaturas bastante baixas, paralisou ontem várias partes do nordeste e do Meio-Oeste dos EUA, além de áreas no leste do Canadá, provocando o fechamento de escolas e graves problemas de tráfego.
As temperaturas não deveriam ultrapassar os -12C na maior parte da região ontem, e condições climáticas ainda mais inóspitas estão previstas para hoje, de acordo com meteorologistas.
O frio foi tão intenso ontem no Estado de Maine (nordeste dos EUA) que o governador John Baldacci declarou estado de emergência civil. A temperatura chegou a -35C em Maine.
A neve mais intensa e espessa caiu entre os Estados de Minnesota e Michigan, onde os fortes ventos serviram para deteriorar ainda mais a situação.
Em Nova York e em Nova Jersey, centenas de escolas públicas e privadas foram fechadas. A sensação térmica (quando a temperatura parece ser mais baixa por conta dos fortes ventos) na região chegou a -43C. Na Filadélfia, no Estado da Pensilvânia, a temperatura deveria chegar a -18C pela primeira vez em dez anos.
O leste do Canadá viveu ontem seu segundo dia consecutivo de frio extremo. De acordo com autoridades, a temperatura na cidade de Québec poderia chegar a -51C durante a madrugada. Até as estações de esportes de inverno ficaram quase vazias.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Redes no Brasil também criam opções "light"
Próximo Texto: Panorâmica - EUA: Ex-senadora Braun desiste e apóia Dean
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.