São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOGO

Em Jilin, vítimas tentaram escapar pulando de janelas

Incêndios matam pelo menos 92 pessoas em duas cidades chinesas

Associated Press
Bombeiros lutam contra incêndio num shopping center situado em Jilin, no nordeste da China


DA REDAÇÃO

Dois incêndios mataram ontem mais de 92 pessoas na China. Um deles ocorreu durante um culto religioso em Haining, a sudoeste de Xangai, e outro atingiu um shopping center lotado em Jilin, na região nordeste do país.
Funcionários do governo afirmam que pelo menos 53 pessoas foram mortas e mais de 60 ficaram feridas em Jilin. O incêndio começou no segundo andar do shopping center Zhongbai Commercial Plaza. Desesperadas, muitas pessoas tentaram escapar das chamas pulando pelas janelas.
As autoridades estão pesquisando as causas do incêndio. Segundo a agência oficial de notícias Xinhua, a investigação preliminar indica que o fogo começou em um depósito temporário, localizado próximo a caldeiras.
Em Haining, suspeita-se que o acidente tenha sido causado por negligência, informa a Xinhua. Pelo menos 39 pessoas morreram e quatro ficaram feridas no incêndio, que atingiu uma cabana de palha e bambu em que a população realizava um culto religioso.
Em Jilin, a maioria das vítimas estava no terceiro ou no quarto andares do shopping, onde havia mesas de sinuca e uma casa de banhos. "Quem estava no segundo andar, onde o fogo começou, teve sorte porque conseguiu escapar", disse um funcionário público à agência de notícias Reuters.
Testemunhas afirmam que muitas pessoas, com seus pesados casacos de inverno, pularam dos andares mais altos. No final do dia, tábuas de madeiras que foram usadas para transportar mortos e feridos estavam empilhadas próximas ao shopping, ainda úmidas de sangue.
Um funcionário do Hospital Central de Jilin disse que muitos estão internados por causa da inalação de fumaça ou das fraturas causadas pela queda das janelas.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Europa aprova tom conciliador do pré-candidato
Próximo Texto: Tragédia: Mortos em Moscou já chegam a 25
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.