São Paulo, domingo, 16 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMERICANAS

SUSPENSE NO TEXAS
Barack Obama pode levar mais delegados do Texas do que que Hillary Clinton, apesar de ela ter vencido as primárias no Estado (51% a 47%). É que Obama deve vencer os "caucuses" locais -o Texas usa dos dois processos- e abocanha quase o mesmo número de delegados de Hillary nas primárias, já que a distribuição é proporcional.

OURO NEGRO
Hillary renovou os ataques a rivais em um discurso na Pensilvânia na sexta, acusando Obama e John McCain de terem apoiado cortes de impostos para a indústria do petróleo. Citando o lucro anual de US$ 40 bilhões da Exxon Mobil Corp., a senadora disse que exigirá das empresas investimentos em energia alternativa.

FOCO NA EXPERIÊNCIA
Por outro lado, um ex-colaborador de Bill Clinton acusou Hillary de "exagerar enormemente a natureza de sua experiência" em temas internacionais, um dos trunfos da senadora em sua campanha pela Presidência. Greg Craig, que hoje trabalha na campanha de Barack Obama, diz que "Hillary está enganando a América".

PAPEL SECUNDÁRIO
Craig trabalhou no Departamento de Estado dos EUA durante o governo Clinton (1993-2001). Para ele, Hillary mente por exemplo ao dizer que teve influência preponderante no acordo de paz da Irlanda do Norte. A senadora respondeu dizendo que "não sentou na mesa de negociações, mas teve, sim, papel fundamental".


Texto Anterior: Equipes revelam contradições de candidatos
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / Em apuros: Pastor de Obama incendeia disputa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.