UOL


São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ORIENTE MÉDIO

Ofensiva de Israel mata cinco palestinos em Gaza, entre eles um menino
Pelo segundo dia seguido, ação do Exército israelense na faixa de Gaza deixou cinco palestinos mortos. Entre as vítimas, estão um garoto de oito anos, dois militantes de grupos terroristas e dois jovens civis.
Israel diz que a operação em Beit Hanoun visava capturar os militantes responsáveis pelo disparo de morteiros e mísseis contra assentamentos judaicos e contra uma cidade israelense.
Autoridades palestinas afirmaram que a ação israelense tem como objetivo minar os recentes esforços para a retomada do processo de paz na região.
O premiê de Israel, Ariel Sharon, e o palestino, Abu Mazen, se reúnem amanhã. Na próxima semana, Sharon viaja aos EUA, onde se encontra com o presidente George W. Bush para discutir o processo de paz.
O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Iasser Arafat, foi a principal figura do Dia da Nakba (catástrofe). A data marca o dia em que foi criado o Estado de Israel, em 1948.
Arafat, que foi isolado por Israel e pelos EUA, disse que a paz somente ocorrerá quando os israelenses "desocuparem as áreas palestinas".


Texto Anterior: América Latina: Venezuela faz protesto contra embaixador dos EUA em Caracas
Próximo Texto: EUA: Bush declara patrimônio de até US$ 21,9 mi
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.