UOL


São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA

Festa na casa do diplomata ironizou Chávez

Venezuela faz protesto contra embaixador dos EUA em Caracas

DA REUTERS

O governo venezuelano criticou ontem publicamente o embaixador americano em Caracas, Charles Shapiro, por organizar um evento em sua casa com representantes da mídia local, durante o qual um animador utilizou um boneco para fazer brincadeiras sobre o presidente Hugo Chávez.
"O que nós temos é um embaixador americano irresponsável", disse o vice-presidente do país, José Vicente Rangel.
Na terça-feira, Shapiro convidou personalidades da mídia venezuelana, majoritariamente contrária a Chávez, para comemorar o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Ao final, um comediante travestido de apresentadora de TV fez um pequeno show com a participação de um marionete que usava uma boina vermelha, principal símbolo de Chávez. O embaixador chegou a participar do show, exibido por uma TV local, dando um beijo na bochecha do animador.
"Como cidadão e como diplomata, estou surpreso e horrorizado por essa reunião de bruxos da mídia realizado na casa [do embaixador] de um país amigo em Caracas", afirmou o chanceler venezuelano, Roy Chaderton.
Deputados governistas querem que o embaixador apresente desculpas públicas. Shapiro não comentou as críticas.
Em abril de 2001, quando um golpe afastou Chávez do poder por 48 horas, os EUA reconheceram rapidamente o novo governo, liderado por um empresário golpista. O golpe fracassou, e os EUA receberam críticas por não ficar ao lado de um presidente que, embora não agradasse a Washington, havia sido legitimamente eleito. Já Chávez, desde que foi eleito, em 1998, estreitou laços com Cuba e outros países hostis aos EUA, inclusive o Iraque de Saddam Hussein.
A Venezuela, quinto maior exportador de petróleo do mundo, é o principal fornecedor do produto aos EUA. "Apesar do sr. Shapiro, queremos excelentes relações com os EUA", disse Rangel.


Texto Anterior: Há como controlar o mal, diz OMS
Próximo Texto: Panorâmica - Oriente Médio: Ofensiva de Israel mata cinco palestinos em Gaza, entre eles um menino
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.