São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CORÉIA DO NORTE

Sequestrados voltam ao Japão após 24 anos
Cinco japoneses sequestrados ainda na juventude por agentes secretos norte-coreanos voltaram ontem ao Japão para se encontrar com suas famílias. Eles são os únicos sobreviventes de 13 pessoas reconhecidamente sequestradas pela Coréia do Norte.
O ditador norte-coreano, Kim Jong-il, só admitiu em setembro deste ano que "elementos militares" tinham cometido os sequestros com o objetivo de conservá-los ensinando a língua e a cultura japonesas para espiões do país.
"Não posso expressar o quanto estou feliz em ver meus pais", disse Kaoru Hasuike, que era estudante universitário quando foi sequestrado, em 1978. "Sinto muito tê-los deixado preocupados comigo por tanto tempo", disse Yukiko Okudo, que foi sequestrada junto com Hasuike -os dois se casaram nos anos 80.
Nenhum dos sequestrados pôde levar os membros das famílias que formaram na Coréia do Norte e terão de retornar em dez dias.



Texto Anterior: Religião: Papa, 82, faz hoje 24 anos de pontificado
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel deve deixar cidade da Cisjordânia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.