São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site YouTube registra momentos mais engraçados da "guerra suja" eleitoral

DO ENVIADO A QUITO

Então você acha que a propaganda eleitoral brasileira é de baixo nível? Pois o site www.youtube.com pode fazer você mudar de idéia. Ali, é possível ver os principais filmes da campanha presidencial equatoriana, em que não faltam exemplos de mau gosto e da chamada guerra suja.
Os spots não diferem muito do estilo "peroba neles", mas, enquanto no Brasil se trata de um fenômeno restrito a candidatos folclóricos de partidos nanicos, aqui no Equador o "trash" é usado pelos principais candidatos à Presidência.
A propaganda mais famosa do esquerdista Rafael Correa, acessível no youtube.com, mostra três fantasmas entrando na sala de TV de um eleitor equatoriano.
Quando percebe os enviados do outro mundo, o eleitor tira o cinto da calça e os expulsa, ao som do tema do filme "Os Caça-Fantasmas". O cinto -"correa", em espanhol- é o símbolo da campanha do simpatizante de Hugo Chávez. Nos comícios, Correa costuma tirar o cinto e balançá-lo no ar, e um dos seus brindes é um cinto em miniatura com seu nome.
O spot está no link www.youtube.com/watch?v=dpadVKkTQQ&mode=related&search=
O esquerdista, que se vende como o inimigo da classe política tradicional, ainda veiculou a série "Rafael Correa contra o PUM" (Partidocracia Unida Moribunda).
O site de vídeos também permite ver o principal jingle da campanha de Correa, uma versão da música "We're Not Gonna Take It", do Twisted Sisters. Na paródia equatoriana, canta-se assim o famoso refrão: "En primera vuelta/ Correa, en primera vuelta/ En primera vuelta, Equador". Para conferir o resultado, basta ir a www.youtube.com/watch?v=85PNNQtFB88
O candidato que mais abusa do humor de gosto duvidoso, Correa, por outro lado, é o principal alvo de anúncios apócrifos, em que é vinculado às Farc (Forças Armadas Revolucionárias do Equador) e é acusado de reverter a dolarização do país, implantada em 2000 e, em geral, bem vista pela população por ter promovido a estabilização econômica. O link é www.youtube.com/watch?v=Kv-RpncMIAw&NR
A campanha de Correa tem acusado o candidato direitista Alvaro Noboa de estar por trás dos anúncios anônimos. Ele nega. (FM)


Texto Anterior: Debate após a eleição é marcado por duro bate-boca e troca de insultos
Próximo Texto: Artigo: Os EUA e a eleição na Nicarágua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.