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Chile alerta para sensacionalismo da mídia
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O presidente do Conselho
Nacional de Televisão do
Chile, Herman Chadwick Piñera, alertou ontem sobre o
perigo dos veículos "tentarem tirar proveito" da história dos 33 mineiros resgatados esta semana, após passar
70 dias soterrados na mina
San José.
Piñera, que é primo do presidente chileno, pediu ainda
que os mineiros "se assessorem bem" para evitar o sensacionalismo.
As histórias dos mineiros
estão sendo disputadas por
emissoras de televisão de todo o mundo a cachês consideráveis.
Os mineiros já discutem
como explorar da melhor forma a exposição na mídia e
devem assinar um contrato
pelo qual todo o dinheiro obtido individualmente será dividido igualmente.
Em setembro, já prevendo
o "ataque", os mineiros receberam treinamento para lidar com assédio da mídia.
Responsável pela ética e
pluralismo dos meios audiovisuais chilenos, Piñera avalia que a ameaça de se partir
para o sensacionalismo é
maior após o fim do resgate
-quando o foco vai para as
33 histórias de vida.
Ele cita, por exemplo, o caso do mineiro Yonni Barrios,
50, que ficou mais conhecido
por ser disputado por duas
mulheres.
Marta Salinas, 69, com
quem é casado há 28 anos,
conheceu sua amante, Susana Valenzuela, 52, no acampamento dos familiares em
San José. Foi Valenzuela
quem recebeu o mineiro.
"Espero que os mineiros se
assessorem bem, porque assim podem passar a ser figuras de nosso país", disse Piñera à agência de notícias
Efe, em tom com o discurso
nacionalista do governo.
AUDIÊNCIA RECORDE
O resgate dos 33 mineiros
já se transformou em um dos
eventos de maior audiência
em todo o mundo.
Ainda não há uma cifra
oficial, mas a Televisão Nacional do Chile (TVN), canal
público que obteve exclusividade na captação das imagens dentro do cordão de isolamento, estima em 1 bilhão
os telespectadores, em 28
países.
Se confirmado, o número
supera até mesmo a final da
Copa do Mundo da África do
Sul, que teve estimados 800
milhões de telespectadores.
Alexis Piwonka, subgerente das transmissões internacionais da TVN, foi mais conservador e estimou ao jornal
chileno "El Mercurio" que as
imagens da TVN foram assistidas por ao menos 35 milhões de pessoas.
O número, contudo, não
conta as imagens captadas
ou retransmitidas por veículos internacionais.
"Calcular audiências
mundiais de televisão é muito demorado, devemos compilar audiência de muitos
países e coordenar informações", explicou Elías Selman, diretor da Ibope Time.
A empresa, que mede a audiência mundial, ainda não
divulgou as cifras do resgate.
No Brasil, os dados do Ibope, empresa que mede a audiência, são sigilosos. Os canais costumam divulgar os
números de sua escolha.
O fenômeno dos mineiros
se repetiu na internet.
Segundo o índice da Akamai, que registra a audiência
on-line desde 2005, foram
quatro milhões de clicks por
segundo somente no Chile.
O número perde para algumas partidas da Copa e para
a posse de Barack Obama.
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