São Paulo, sábado, 16 de outubro de 2010

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Chile alerta para sensacionalismo da mídia

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente do Conselho Nacional de Televisão do Chile, Herman Chadwick Piñera, alertou ontem sobre o perigo dos veículos "tentarem tirar proveito" da história dos 33 mineiros resgatados esta semana, após passar 70 dias soterrados na mina San José.
Piñera, que é primo do presidente chileno, pediu ainda que os mineiros "se assessorem bem" para evitar o sensacionalismo.
As histórias dos mineiros estão sendo disputadas por emissoras de televisão de todo o mundo a cachês consideráveis.
Os mineiros já discutem como explorar da melhor forma a exposição na mídia e devem assinar um contrato pelo qual todo o dinheiro obtido individualmente será dividido igualmente.
Em setembro, já prevendo o "ataque", os mineiros receberam treinamento para lidar com assédio da mídia.
Responsável pela ética e pluralismo dos meios audiovisuais chilenos, Piñera avalia que a ameaça de se partir para o sensacionalismo é maior após o fim do resgate -quando o foco vai para as 33 histórias de vida.
Ele cita, por exemplo, o caso do mineiro Yonni Barrios, 50, que ficou mais conhecido por ser disputado por duas mulheres.
Marta Salinas, 69, com quem é casado há 28 anos, conheceu sua amante, Susana Valenzuela, 52, no acampamento dos familiares em San José. Foi Valenzuela quem recebeu o mineiro.
"Espero que os mineiros se assessorem bem, porque assim podem passar a ser figuras de nosso país", disse Piñera à agência de notícias Efe, em tom com o discurso nacionalista do governo.

AUDIÊNCIA RECORDE
O resgate dos 33 mineiros já se transformou em um dos eventos de maior audiência em todo o mundo.
Ainda não há uma cifra oficial, mas a Televisão Nacional do Chile (TVN), canal público que obteve exclusividade na captação das imagens dentro do cordão de isolamento, estima em 1 bilhão os telespectadores, em 28 países.
Se confirmado, o número supera até mesmo a final da Copa do Mundo da África do Sul, que teve estimados 800 milhões de telespectadores.
Alexis Piwonka, subgerente das transmissões internacionais da TVN, foi mais conservador e estimou ao jornal chileno "El Mercurio" que as imagens da TVN foram assistidas por ao menos 35 milhões de pessoas.
O número, contudo, não conta as imagens captadas ou retransmitidas por veículos internacionais.
"Calcular audiências mundiais de televisão é muito demorado, devemos compilar audiência de muitos países e coordenar informações", explicou Elías Selman, diretor da Ibope Time.
A empresa, que mede a audiência mundial, ainda não divulgou as cifras do resgate.
No Brasil, os dados do Ibope, empresa que mede a audiência, são sigilosos. Os canais costumam divulgar os números de sua escolha.
O fenômeno dos mineiros se repetiu na internet.
Segundo o índice da Akamai, que registra a audiência on-line desde 2005, foram quatro milhões de clicks por segundo somente no Chile.
O número perde para algumas partidas da Copa e para a posse de Barack Obama.


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