São Paulo, sexta-feira, 16 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anistia critica venda de armas à Aliança

DA REDAÇÃO

A Anistia Internacional criticou ontem a comunidade internacional por fornecer armas para a Aliança do Norte dizendo que os líderes da oposição ao Taleban tinham "sangue nas mãos".
A secretária-geral do grupo de direitos humanos, Irene Khan, também disse que as nações que já venderam armas para a Aliança devem dividir a responsabilidade pela morte de civis afegãos.
"Vejam as fotos dos mortos pela Aliança. Há países que forneceram armas, e eles são responsáveis pelo que está acontecendo." A Aliança, majoritariamente formada pelas etnias tadjique e uzbeque, não tem a confiança dos pashtus, maioria no Afeganistão.
"Há comandantes que são conhecidos por terem cometido massacres, por uma história de sangue nas mãos", disse.
Países ocidentais pediram à Aliança para respeitar os direitos humanos. Porém a União Européia decidiu afrouxar uma proibição sobre a venda de armas para o Afeganistão. A Anistia afirmou que EUA, Rússia e Irã também planejaram entregar armas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ex-presidente afegão chega a Cabul
Próximo Texto: Grafite
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.