São Paulo, quarta, 16 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Índice

MEDICINA
Técnica evita perda muscular

da "Reuters

Uma nova técnica genética desenvolvida por cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, teria evitado em ratos a degeneração muscular por envelhecimento.
Os resultados apontaram aumento em 15% da força muscular nos ratos jovens e em 27% nos mais velhos. O estudo sugere a possibilidade de a técnica ser no futuro aplicada em humanos, inclusive para melhoramentos estéticos.
Ratos e mamíferos em geral, como o homem, têm a tendência de perder um terço da massa e da força musculares com o envelhecimento.
O estudo, a ser publicado na edição de 22 de dezembro da revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", foi apresentado ontem em San Francisco (EUA) na 38ª Reunião Anual da Sociedade Americana de Biologia Celular.
Os cientistas utilizaram um material genético semelhante ao dos vírus causadores da gripe. Esse tipo de microorganismo insere nas células seu material genético e faz com que elas atuem como fábricas de vírus.
Nesse material genético foi inserido um gene que controla a produção de um hormônio do organismo.
Conhecido como IGF-I (sigla em inglês para fator de crescimento insulina-I), esse hormônio é conhecido por sua função na reparação e no desenvolvimento do tecido muscular.
Os resultados sugerem que os problemas de perda muscular enfrentados pelos idosos se devem a falhas nesse gene, segundo H. Lee. Sweeney, que coordenou as pesquisas.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.