São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA

Chávez critica EUA por apoio dado à Colômbia em seqüestro de rebelde das Farc
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, criticou ontem o apoio dado pelos EUA à Colômbia na disputa sobre o seqüestro, a mando do governo colombiano, de um alto membro das Farc (Forças armadas Revolucionárias da Colômbia) em território da Venezuela.
Segundo Chávez, o governo dos EUA está tentando dividir a América Latina para dificultar o estabelecimento, no continente, de políticas comerciais e de segurança unificadas.
Em dezembro, Rodrigo Granda, responsável pelas relações das Farcs com governos e entidades estrangeiros, foi seqüestrado em Caracas por militares venezuelanos pagos pela Colômbia, e levado para a fronteira entre os países, onde foi preso. O incidente instaurou uma crise diplomática entre as duas nações. O governo colombiano diz que esse tipo de ação é legítimo para combater o terrorismo.


Texto Anterior: Panorâmica - Espanha: ETA sinaliza intenção de paz e afirma estar aberto à negociações políticas
Próximo Texto: Entrevista da 2ª
Philip Zimbardo: "Abu Ghraib foi só o começo", diz psicólogo

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.