São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMENTÁRIO
Melhora significativa é improvável

JULIO ABRAMCZYK
Redator-médico

A junta médica que examinou o general chileno Augusto Pinochet identificou danos permanentes no cérebro do paciente, provocados por trombos que levaram a obstruções em artérias da região frontal e lateral (acidente vascular cerebral ou "derrame") nos meses de setembro e outubro do ano passado.
Os médicos que estiveram com o ex-líder chileno concluíram, com base nos exames realizados e pelo tempo de evolução da doença, ser "improvável uma melhora funcional considerável continuada".
O relatório dos geriatras e neurologista, que resultou na decisão do governo britânico de não extraditá-lo para a Espanha, sugere um quadro clínico de demência, provocada por doença na circulação do sangue no cérebro, a denominada demência multi-infarto ou demência vascular.
Pacientes idosos com essa afecção apresentam com frequência antecedentes de hipertensão, tabagismo, estresse e eventualmente crises de depressão e doenças metabólicas, como é o caso do diabetes.

Memória
Ao contrário do observado em vários casos semelhantes com idosos, que mantêm a memória para os fatos antigos mas não para os recentes, Pinochet, segundo o relatório, apresenta ausência de memória para fatos remotos e recentes, além de dificuldade na compreensão e entendimento de perguntas e diminuição na sua capacidade de se expressar de forma compreensível e coerente.
A prevenção tentada com os anticoagulantes e hipotensores para evitar novos infartos cerebrais e lesões isquêmicas, para impedir ou pelo menos diminuir a progressão do transtorno demencial, não parece ter dado resultados positivos, segundo o relatório médico, que poderá impedir que o ex-ditador tenha de enfrentar um julgamento.


Texto Anterior: A saúde do ex-ditador: Pinochet tem dano cerebral, diz exame
Próximo Texto: "Preso na rede": Internet causa isolamento, diz estudo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.