São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Filho de ditador norte-coreano atrai atenções em show de rock

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O segundo filho do ditador norte-coreano Kim Jong-il, Kim Jong-chol, 31, foi filmado enquanto assistia a um show do guitarrista inglês Eric Clapton em Cingapura, vestindo uma camiseta preta e em companhia de um grupo de cerca de 20 pessoas.
As imagens foram exibidas pela TV pública sul-coreana ontem, dia do aniversário de 69 anos do "Estimado Líder" Kim Jong-il. A certa altura, quando percebem que estão sendo filmados, os acompanhantes de Kim Jong-chol começam a gritar e empurrar o cinegrafista.
Ainda ontem, jornais sul-coreanos informaram que o ditador -que teria sofrido AVC em 2008- nomeou seu filho caçula Kim Jong-un, 29, vice-chefe da Comissão de Defesa Nacional, posto equivalente ao de número 2 na hierarquia do país, em novo passo para a sua sucessão.

NBA E MÚSICA POP
Jong-chol é descrito como fã de basquete americano e música pop ocidental. Ele já havia sido visto num show de Clapton na Alemanha, em 2006. Em 2008, chegou a convidar o guitarrista para que se apresentasse em Pyongyang, sem sucesso.
A música popular do Ocidente é proibida na Coreia do Norte. Sua mídia estatal transmite principalmente canções patrióticas que louvam os feitos do Estimado Líder e do Estado socialista.
Segundo analistas, Jong-chol saiu da linha sucessória familiar porque seu pai o considera "afeminado" demais para exercer o poder.
O filho mais velho, Kim Jong-nam, 41, caiu em desgraça depois de tentar entrar no Japão com passaporte falso, supostamente para visitar a Disneylândia de Tóquio.
Durante as celebrações do aniversário do ditador, um norte-coreano conseguiu caminhar por 4 km de campo minado e atravessar a divisa com a Coreia do Sul sem ser percebido. Ele foi detido e interrogado por sul-coreanos.

FOLHA.com
Veja o vídeo na Folha.com
www.folha.com.br/mm876587



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Berlusconi rejeita pressão por julgamento de escândalo sexual
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.