São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU estuda resolução para voltar ao Iraque

DA REDAÇÃO

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, disse que o Conselho de Segurança avalia uma nova resolução que permitirá à entidade enviar uma equipe ao Iraque para auxiliar no processo político.
"Houve discussões com membros do conselho sobre uma resolução que não só reafirme o mandato da ONU, mas que trate da segurança e de uma eventual força multinacional", disse ele ontem.
A Casa Branca também está analisando a possibilidade. "Sempre dissemos que a ONU tem um papel vital a cumprir", declarou o porta-voz Scott McClellan.
A ONU deixou o Iraque no fim de 2003, após ser alvo de atentados e ficar à margem do processo político. O assunto voltou à baila com a ameaça do premiê espanhol eleito, José Luis Rodríguez Zapatero, de tirar seus soldados do Iraque a menos que a ONU assuma a reconstrução, o que os EUA dificilmente aceitarão.
Ontem, dois tradutores iraquianos, um engenheiro holandês e outro alemão foram mortos em um ataque a tiros em Bagdá.
Os EUA, por sua vez, anunciaram a morte do quarto civil americano vítima de um ataque semelhante na véspera, em Mossul, que deixou um quinto ferido.
O comando americano revelou que os cinco faziam parte de um grupo de missionários batistas que estava no país para trabalhar na reconstrução. No mês passado, um pastor batista fora morto em uma emboscada em Karbala.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Terror divide o mundo, diz Albright
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.