São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Presidente colombiano tem presença vetada em show para celebrar a paz

DA REDAÇÃO

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, cancelou, a pedido dos organizadores, sua presença no show "Paz sem fronteiras", realizado ontem por cantores latino-americanos e espanhóis na ponte Simón Bolívar, principal porta da fronteira com a Venezuela.
Nota da Presidência informa que o mandatário recebeu uma ligação do empresário do cantor colombiano Juanes, idealizador do evento, pedindo que ele não comparecesse, já que os artistas "são neutros e o ato não é político". Uribe planejava assistir ao show em companhia do vice-presidente, do comando militar e de vários membros do gabinete.
Juanes, que defende a posição do governo Uribe sobre o ataque às Farc no Equador, havia dito -aparentemente sem consultar todos os colegas- que achava "maravilhoso" se Chávez e Uribe estivem presentes no show, "porque esta é uma movimentação cidadã e seria bom que soubessem o que queremos".
Cerca de 100 mil pessoas, segundo os organizadores, reuniram-se em Cúcuta sob a ponte fronteiriça para assistir ao evento. Do palco, montado na Simon Bolívar, os artistas comemoravam o fim pacífico da mais grave crise diplomática andina em décadas.
"Esta é uma celebração da unidade entre Equador, Venezuela e Colômbia", disse o cantor colombiano Carlos Vives, que mandou um recado para as Farc: "Queremos que nossos militares e policiais [reféns] voltem para casa".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Uribe tem força para negociar com Farc, diz Amorim
Próximo Texto: Artigo: Mentalidade da guerrilha é militar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.