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São Paulo, terça-feira, 17 de junho de 2003

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TUDO PELO "FURO"

Para entrevistar a heroína da guerra, CBS acena com contratos para um filme e um livro

TV faz superoferta pela recruta Jessica

ROBERTO DIAS
DE NOVA YORK

Uma das maiores redes de televisão dos EUA resolveu jogar pesado para conseguir um dos principais "troféus" em disputa hoje no jornalismo americano -uma entrevista com Jessica Lynch, a recruta que foi capturada por forças iraquianas e supostamente resgatada numa operação espetacular, em 1º de abril.
Mais de dois meses após o final da guerra, Lynch, 20, ainda não falou com a imprensa, e as três principais TVs dos EUA travam disputa feroz pelo "furo" -ainda que um documentário da BBC tenha colocado em dúvida todo o episódio, sugerindo que Lynch não estava mais em poder do Exército iraquiano quando foi "salva".
Para conseguir a entrevista, a CBS resolveu oferecer a ela um pacote de ofertas bem mais rechonchudo que o usual.
Em carta enviada ao Exército americano, a emissora sinaliza que uma entrevista de Lynch à rede CBS poderia abrir a ela as portas para contratos extrajornalísticos com outras empresas da Viacom, companhia que controla a rede de televisão.
A emissora acena com contratos para um filme de duas horas produzido por seu braço cinematográfico, um livro pela editora Simon & Schuster, um documentário de duas horas que poderia ter a participação do presidente George W. Bush.
Lynch poderia ter ainda três participações especiais na MTV e uma no canal Country Music Television. Além disso, a CBS poderia promover um show na cidade em que mora, Palestine, no Estado da Virgínia Ocidental.
Revelada ontem pelo "New York Times", a carta é um sinal prático das preocupações de grupos críticos ao gigantismo da grandes corporações de mídia do país. Para alguns analistas, a independência dos braços jornalísticos dessas empresas pode ser atravessada por interesses de outras áreas da casa.
A CBS diz que mencionou as ofertas apenas como possibilidades e somente depois de ter sido questionada pelo porta-voz e pelo advogado de Lynch. O primeiro, porém, negou ter feito tal pedido; o segundo calou-se.
Após a divulgação da carta, a emissora disse que suas concorrentes tomaram atitudes semelhantes -a ABC e a NBC negaram. Lynch ainda não respondeu aos pedidos.


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