São Paulo, Quinta-feira, 17 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRIMES DE GUERRA
Com a saída das tropas sérvias de Kosovo, aumentam os indícios de massacres cometidos na Província
Sinais de atrocidades crescem após retirada

MATT SPETALNIK
da "Reuters", em Pristina


Novas evidências de atrocidades sistemáticas cometidas pelas forças sérvias surgiram em diversos povoados de Kosovo ontem, com a descoberta de valas comuns, restos de corpos queimados e cadáveres mutilados atirados em poços.
Jornalistas estrangeiros que estão visitando áreas distantes, em alguns casos antes mesmo da chegada das tropas da Otan, estão não apenas ouvindo relatos de massacres, mas vendo provas sinistras que parecem confirmar os relatos.
Ontem, foram encontrados na região de Drenica, perto de Pristina, cadáveres atirados em quatro poços. Os habitantes da região disseram que mais de cem kosovares albaneses foram massacrados por sérvios pouco antes da chegada das tropas da Otan.
Repórteres da "Reuters" viram corpos e membros humanos em três dos poços e uma lona plástica cobrindo o fundo do quarto poço, onde, segundo os habitantes da área, há outros dez corpos. Também viram cinco valas escavadas recentemente e que, segundo os habitantes do povoado, contêm dezenas de corpos.
O subcomandante do Exército de Libertação de Kosovo (ELK) na região montanhosa situada 40 km a oeste de Pristina, Zeqir Rexhep, afirmou que há outras cinco valas recentemente escavadas contendo cadáveres.
No cemitério de uma aldeia em Drenica, alguns refugiados que retornaram à região olhavam, em silêncio, para uma vala comum contendo um número desconhecido de cadáveres em decomposição.
Em outro ponto da região, um idoso examinava uma pilha de destroços que pareciam conter ossos e roupas queimadas.
Algumas das cenas mais horrendas de chacinas foram descobertas por tropas da Otan que percorrem partes do centro e do sul de Kosovo, seguindo o caminho dos soldados e policiais sérvios em retirada.
Soldados franceses encontraram ontem restos mortais humanos nos escombros de uma casa na vila de Vlastion, no sudeste de Kosovo, onde, segundo os habitante do povoado, 13 pessoas foram mortas.
Após a retirada das forças sérvias da região de Velika Krusa, no sudoeste de Kosovo, tropas holandesas da Otan encontraram os corpos queimados de mais ou menos 20 pessoas.
O tribunal da ONU para crimes de guerra na ex-Iugoslávia disse que equipes de legistas estão prontas para vasculhar Kosovo dentro de 48 horas, assim que as forças da Otan derem autorização.


Texto Anterior: Saiba o papel do ELK na crise
Próximo Texto: Kosovo foi 5º em vítimas em 98, diz ONG
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.