São Paulo, terça-feira, 17 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEM É

Chávez é populista de esquerda com dinheiro para sê-lo

JUAN JESÚS AZNÁREZ
DO "EL PAÍS", EM CARACAS

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, 50, é um militar promotor de governos cívico-militares, um devoto do libertador Simon Bolívar (1783-1830) e da integração latino-americana e, fundamentalmente, um populista de esquerda com dinheiro para sê-lo.
A decomposição do bipartidarismo imperante durante 40 anos permitiu-lhe ganhar a Presidência em 1998, e os multimilionários fundos petrolíferos investidos em programas sociais deram-lhe a vitória anteontem.
O generoso paternalismo de Estado com compatriotas pobres -cerca de 70% dos 25 milhões de venezuelanos- foi determinante em sua vitória eleitoral. No ano anterior ao plebiscito, mais de US$ 3 bilhões foram gastos em alimentos subsidiados, casas, escolas e remédios. O caixa da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) foi a principal ferramenta de Chávez na última e eficaz campanha de "distribuição de dividendos entre o povo".
Chávez foi político, conspirador e catequista bolivariano nas fileiras castrenses. O lema de seu golpe de 1992, lançado contra o "selvagem neoliberalismo" e "a corrupção das oligarquias", ainda sobrevive, arraigado na crença de que o país é muito rico e de que a pobreza é conseqüência do sistemático roubo de petróleo pelos políticos e seus cúmplices no mundo dos negócios.
A retórica caudilhista e transgressora de Chávez, o rosto amulatado de tribuno de boina vermelha, semelhante ao da maioria de seus eleitores, a incorporação do ataque a George W. Bush em suas arengas, queimaram como carvão nos subúrbios venezuelanos.
"Pode ser populista ou o que seja, mas, pela primeira vez, o dinheiro do petróleo vem para nossos bolsos", proclamam os habitantes dos cerros.


Texto Anterior: Venezuela: Lula pede que Chávez tenha "humildade"
Próximo Texto: EUA hesitam em reconhecer o resultado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.