São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Pescadores mexicanos são resgatados após passar 9 meses em barco no Pacífico

DA REDAÇÃO

Três pescadores mexicanos passaram cerca de nove meses em um ponto indeterminado do Pacífico. A história pode imediatamente lembrar os enredos de "Robinson Crusoé", do filme "Náufrago" -aquele estrelado por Tom Hanks e uma bola de vôlei- ou do seriado "Lost". Só que com agravantes próprios da realidade: sem terra firme nem fogo, segundo os protagonistas.
Os três homens tiveram de conviver em um barco de fibra de vidro de oito metros de comprimento, comendo peixes e aves crus e bebendo água da chuva, levados pelo vento e pelas marés.
Eles saíram da cidade de San Blas, na costa oeste do México, para pescar tubarão, em novembro. O combustível do barco em que estavam acabou, e, à deriva, foram levados por mais de 8.000 km, até serem encontrados por uma traineira taiwanesa, entre as ilhas Marshall e a República de Kiribati.
"Eles estavam muito magros e famintos", disse ontem Eugene Muller, gerente da empresa de pesca que os encontrou. Tinham queimaduras de sol, mas não apresentavam outros problemas de saúde.
"Nunca perdemos a esperança, porque sempre víamos barcos. Não nos resgatavam, mas nós os víamos e pensávamos "o próximo vai nos resgatar'", disse a uma rádio mexicana Jesús Vidaña, que empreendeu a aventura com Rendón Becerra e Salvador Ordaz, da embarcação que os resgatou. Eles levavam um relógio de pulso, e marcavam os dias passados no mar no casco do barco.
Em San Blas, as famílias, que haviam dado os pescadores como mortos, confirmaram a data de saída do barco como sendo 15 de novembro de 2005. Um relato anterior dizia que os pescadores haviam passado três meses à deriva.
O México vai enviar um representante para encontrar os sobreviventes e ajudá-los a voltar ao país, assim que a traineira que os resgatou aportar, o que deve levar cerca de duas semanas.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Ditadura dos quartéis e dos negócios escusos
Próximo Texto: Colômbia: Uribe captura as principais lideranças paramilitares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.