São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE propõe pacote de leis antiterror

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DE LONDRES

Em reunião ontem, em Londres, representantes dos países-membros da União Européia propuseram um pacote de medidas antiterrorismo que inclui melhorar a coordenação entre as polícias.
O secretário do Interior britânico, John Reid, anfitrião do encontro, disse que as propostas se dividem em quatro áreas: a detecção de explosivos líquidos, a coordenação da segurança nos transportes, o intercâmbio entre os serviços de inteligência de cada país e a abordagem do islamismo europeu.
Segundo Reid, o mundo está sendo desafiado por um "totalitarismo intolerante e violento" que busca subverter o islamismo, uma religião pacífica.
A reunião em Londres teve a presença do ministro do Interior da Finlândia -país que ocupa a presidência da UE atualmente- e dos ministros de Portugal, França, Alemanha e Eslovênia, países que ocuparão a liderança do bloco, em sistema de rodízio, em 2007 e 2008.
O comissário da UE para Justiça e Segurança, Franco Frattini, pediu também o bloqueio de websites usados para incitar o terrorismo.


Texto Anterior: Avião vindo de Londres é desviado nos EUA
Próximo Texto: EUA: Senador chama de "macaca" partidário de seu oponente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.