São Paulo, Domingo, 17 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERREMOTO NOS EUA
Epicentro foi no deserto, a 160 km de Los Angeles; ninguém havia morrido até as 12h de ontem
Tremor de 7 graus assusta Califórnia

AP
Moradora observa carro atingido por árvore durante terremoto no sul da Califórnia


de Washington

Um forte terremoto atingiu ontem de madrugada uma área praticamente desabitada a cerca de 160 km a leste de Los Angeles, no sul da Califórnia.
O tremor ocorreu às 2h46 no horário local (7h46, no horário de Brasília) e atingiu sete graus na escala Richter, de acordo com o Centro de Informações Tecnológicas da Califórnia. A escala varia de zero a nove.
Até as 12h de ontem (no horário de Brasília) não haviam sido registradas mortes.
Poucas pessoas sofreram ferimentos, todos considerados leves e sem maior gravidade. Uma mulher de 57 anos deslocou o ombro quando o trem da companhia Amtrak, em que viajava de Chicago para Los Angeles, saiu do trilho ao passar perto do epicentro do tremor durante os cerca de 20 segundos que ele durou. Os outros 154 passageiros do mesmo trem nada sofreram.
Algumas pontes na região caíram. Cerca de 25 mil pessoas ficaram sem energia elétrica com a queda de torres de transmissão.
O epicentro do terremoto foi numa área desértica e montanhosa perto da pequena cidade de Joshua Tree. O tremor foi sentido nas cidades de Los Angeles, Las Vegas, Tucson e San Diego.
Ele foi seguido de pelo menos nove choques menores, um de 5,3 graus. Hóspedes de hotéis em Las Vegas saíram dos prédios após o tremor. A polícia de Los Angeles informou que não houve relatos de danos na cidade e que, apesar de alguns vidros quebrados, poucas pessoas usaram o serviço de telefone de emergência.
Na magnitude de 7 graus, um terremoto é considerado forte e pode causar danos sérios ao longo de uma área de até 100 km. Caso tivesse ocorrido em Los Angeles, cidade com 12,2 milhões de habitantes, um tremor dessa magnitude provocaria uma tragédia.
Há dois meses, em 17 de agosto, um terremoto de 7,8 graus provocou a morte de mais de 14 mil na Turquia. No último dia 21 de setembro, um tremor de 7,6 graus matou cerca de duas mil pessoas em Taiwan.
"O fato de ter ocorrido numa área desértica fez com que não houvesse danos. Mas o terremoto foi muito forte", disse Kate Hutton, do Centro Tecnológico da Califórnia. "Sabemos que a magnitude do tremor foi de 7 graus e que seu centro ficou no Deserto de Mojave, ao sul da Califórnia."
Jacob Naylor, dono de um hotel na cidade de Joshua Tree, disse que o tremor assustou alguns estrangeiros que visitavam a região e se hospedavam em seu estabelecimento. "Doze turistas europeus ficaram assustados. Eu disse a eles que se tratava de um tremor fraco, que não havia nada com que se preocupar", disse ele à CNN. (MARCIO AITH)


Texto Anterior: Religião: Santificação de Pio 12 é contestada
Próximo Texto: Furacão mata 5 na Flórida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.