São Paulo, quarta-feira, 17 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNN concorda em entrevistar Bin Laden via agente

DA REDAÇÃO

A rede de TV americana CNN aceitou enviar seis perguntas para Osama bin Laden, acusado pelos EUA de ser o responsável pelos atentados de 11 de setembro.
Uma pessoa não-identificada que disse representar a Al Qaeda, a rede terrorista de Bin Laden, pediu que a CNN e a Al Jazeera apresentassem questões escritas. O saudita responderia em vídeo e enviaria a fita para a TV árabe, veículo usado por Bin Laden para pronunciamentos e que servirá como intermediário entre a CNN e o agente de Bin Laden.
A proposta foi feita à Al Jazeera, que a transmitiu à CNN. A TV americana, que aceitou o pedido da Casa Branca de não passar declarações ao vivo da Al Qaeda e de editar suas mensagens, sublinhou as condições em que estaria trabalhando.
A CNN afirmou que não concordará com imposição de condições e que, ao aceitar o envio das perguntas, não se comprometia com a veiculação das respostas.
"Analisaremos a fita, se houver uma, e decidiremos quanto apresentar. Se acreditarmos que suas declarações não são notícia, não as colocaremos no ar", informou. As seis perguntas foram as seguintes:
1. Seu porta-voz festejou os ataques de 11 de setembro, que mataram milhares de pessoas inocentes, e ameaçou promover mais ataques envolvendo aviões e edifícios. Como o senhor e seus seguidores podem pregar a morte de gente inocente?
2. Qual foi o seu papel e o da Al Qaeda nos ataques de 11 de setembro?
3. Qual foi o seu papel e o da sua organização nos ataques com antraz?
4. Algum dos sequestradores ou de seus cúmplices recebeu apoio financeiro da Al Qaeda ou treinamento nas bases do grupo no Afeganistão. Houve algum outro governo ou grupo envolvido?
5. O senhor exortou seus seguidores a adquirir armas de destruição em massa -armas nucleares, químicas e biológicas. Você ou seus seguidores têm essas armas? Elas serão usadas?
6. A grande maioria dos líderes árabes e muçulmanos , incluindo religiosos e o líder palestino Iasser Arafat, diz que não há justificativa no islã para os ataques pregados pelo senhor. Eles criticaram o senhor, seus seguidores e sua autodeclarada guerra santa. Como o senhor responde a essas críticas?


Texto Anterior: Chinês é preso por defender Taleban
Próximo Texto: Curtas - Coalizão: Japão vota lei de cooperação militar com EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.