UOL


São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO À ÁSIA
Presidente quer votos no Estado e ator pede ajuda para sanar déficit

Bush e Schwarzenegger selam apoio

FERNANDO CANZIAN
DE WASHINGTON

Antes de iniciar uma viagem de seis dias à Ásia, o presidente dos EUA, George W. Bush, encontrou-se ontem pela primeira vez com Arnold Schwarzenegger na condição de governador eleito da Califórnia.
Ambos deixaram explícito o que esperam um do outro nos próximos meses, quando Bush deve intensificar sua campanha no maior Estado americano -onde foi derrotado pelo democrata Al Gore em 2000.
O presidente disse ter ""muitas coisas em comum" com o ator. Schwarzenegger, por sua vez, afirmou não ter ""maior aliado" que Bush em Washington para tentar sanear o déficit de US$ 38 bilhões nas contas do Estado.
Em tom de brincadeira, Bush afirmou que ambos são acusados de não falar inglês corretamente, são ""bem casados" e têm ""grandes bíceps".
Após um encontro privado de meia hora, os dois republicanos se apresentaram para uma sessão fotos e um comício.

Viagem à Ásia
Na sequência, Bush embarcou para a Ásia, onde visitará seis países (Japão, Filipinas, Tailândia, Cingapura, Indonésia e Austrália) em seis dias.
Nas Filipinas e na Indonésia, onde há forte atividade terrorista, Bush passará um total de 11 horas. A maior parte do tempo foi reservada à Conferência sobre Cooperação Econômica em Bancoc, na Tailândia.
Mas o grande objetivo da visita é reforçar o discurso de combate ao terrorismo e tentar obter mais apoio, especialmente do Japão, à reconstrução do Iraque. Tóquio já aprovou a doação imediata de US$ 1,5 bilhão.

Texto Anterior: Polícia prende milicianos xiitas
Próximo Texto: Panorâmica - Oriente Médio: Polícia palestina prende sete suspeitos por atentado contra americanos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.