São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pelosi não elege vice, mas é confirmada

DA REDAÇÃO

A deputada democrata Nancy Pelosi foi eleita ontem como a futura presidente do Congresso. Mas já teve, no mesmo dia, sua primeira derrota entre seus pares. Em votação secreta entre a nova maioria democrata, seu rival de longa data, o deputado Steny Hoyer, foi eleito como seu vice, por 149 a 86.
Ela preferia a escolha de John Murtha, que, como ela, foi um dos maiores críticos da Guerra do Iraque.
A disputa interna preocupa vários democratas e acabou ofuscando a eleição de Pelosi, a primeira mulher que irá comandar o Congresso, e a segunda na linha de sucessão presidencial, depois do vice-presidente.
Pelosi fez campanha aberta por Murtha. Ela derrotou Hoyer na disputa pela liderança do partido em 2001, e desde então não se reaproximaram.
Mas Hoyer conseguiu o apoio dos setores mais à esquerda do partido, desconfortáveis com algumas posições de Murtha, como sua oposição ao aborto e ao controle de armas.
Pelosi se tornará presidente do Congresso em 3 janeiro, quando tomam posse os deputados e senadores eleitos no dia 7.


Texto Anterior: Bush teme que coreanos repassem arma nuclear
Próximo Texto: Escobar financiou guerrilha, diz informe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.