São Paulo, terça-feira, 17 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blair convida palestinos para encontro

DA REDAÇÃO

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, convidou líderes palestinos para irem a Londres em janeiro para estudar uma nova maneira de impulsar o processo de paz no Oriente Médio.
Não foi divulgado quais serão os líderes palestinos convidados, mas não é esperada a presença do presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Iasser Arafat.
Segundo Saeb Erekat, principal negociador palestino, Arafat ficará responsável por estabelecer a lista de autoridades palestinas que viajarão para Londres.
Israel, que mantém Arafat impedido de sair de seu quartel-general em Ramallah (Cisjordânia), não comentou o convite. Os EUA também não deram declarações.

Faixa de Gaza
Soldados israelenses mataram dois palestinos armados ontem, perto da fronteira da faixa de Gaza com Israel. Eles eram membros do grupo extremista Hamas. No sul da faixa de Gaza, outro palestino foi morto durante troca de tiros com israelenses.
Na Cisjordânia, Israel anunciou um abrandamento da situação. Desde ontem, voltou a ser permitida a circulação de ônibus entre as cidades palestinas. Porém os veículos serão submetidos a estritas normas de segurança.
A ANP afirmou que a retomada das viagens ajudará um pouco a superar a crise econômica.
Membros do Likud, partido do premiê Ariel Sharon, denunciaram a existência de corrupção nas primárias que definiram os candidatos do partido ao Parlamento, nas eleições de janeiro.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Declaração entregue à ONU foi a última chance de Bagdá, dizem EUA
Próximo Texto: Tchetchênia: Coronel russo é considerado insano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.