São Paulo, segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARAGUAI

Candidata de Duarte vence primárias, diz boca-de-urna

DA REDAÇÃO

Com o apoio do presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, a ex-ministra da Educação Blanca Ovelar será a candidata do Partido Colorado nas eleições presidenciais -que ocorrem em 20 de abril de 2008-, indicam pesquisas boca-de-urna. O partido está no poder há mais de 60 anos.
A disputa foi acirrada. Segundo pesquisa da rádio Ñandutí e do jornal "ABC Color", Ovelar conseguiu 47,4% dos votos, enquanto o ex-vice-presidente Luis Castiglioni ficou com 42,7%. Para a empresa GEO, a diferença é ainda menor: 44,92% ante 43,48%. Os resultados oficiais serão divulgados à 1h (horário de Brasília).
Castiglioni disse, numa coletiva de imprensa, que "quando há a possibilidade de uma tendência clara de empate técnico, quando há uma possível contradição de dados, o único que vale são os votos contados".
Por sua vez, Ovelar afirmou que "todas as bocas-de-urna nos dão como vencedores. Temos uma vitória de oito a dez pontos percentuais. Não há empate técnico".
Compareceram às urnas cerca de 40% dos 1,7 milhão convocado. "Essa é a eleição do maior partido do mundo", disse o Duarte, que criticou Castiglioni por prever, às 13h, "nosso triunfo".
Segundo o jornal "ABC Color", um prefeito que apóia Castiglioni, teria dado dinheiro aos correligionários em frente a um dos locais de votação. Antes, teria comprado sorvete para os integrantes da seções eleitorais.
Ainda de acordo com informações do periódico, oito pessoas foram presas por "suposta indução ao voto a favor de determinados candidatos". Eles, porém, não foram identificados.


Com Efe

Texto Anterior: Foco: Após dias de tensão e de rumores, La Paz faz compras para o Natal
Próximo Texto: Israel: Olmert envia aos EUA resposta sobre Irã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.