São Paulo, quinta, 17 de dezembro de 1998

Próximo Texto | Índice

Clinton bombardeia Iraque, e Câmara pode adiar votação de impeachment

Associated Press
Clinton chega com a mulher, Hillary, e a filha, Chelsea, de viagem ao Oriente Médio


das agências internacionais

Os Estados Unidos lançaram ontem um ataque militar contra o Iraque. A operação "Raposa do Deserto" (Desert Fox) começou com bombardeios contra a capital, Bagdá, e regiões ao norte e ao sul do país.
O presidente Bill Clinton ordenou o ataque em retaliação à falta de cooperação do regime de Saddam Hussein com inspetores de desarmamento da ONU.
O premiê do Reino Unido, Tony Blair, disse que a ação conjunta norte-americana e britânica buscava evitar "vítimas civis". Até as 20h45 de Brasília, não havia informações sobre vítimas.
O ataque ocorreu na véspera da data marcada para votação do impeachment de Clinton pela Câmara dos Representantes (deputados). A votação deve ser adiada, segundo a rede de TV norte-americana CNN.
Na terça-feira, um relatório da ONU havia acusado o regime iraquiano de bloquear o prosseguimento das inspeções que buscam impedir que o Iraque mantenha armas de destruição em massa.
O Iraque está sob embargo econômico desde a invasão do Kuait (1990), que provocou a Guerra do Golfo (1991). O fim das sanções depende de um parecer favorável dos inspetores sobre o desarmamento.
O governo iraquiano acusa os inspetores da ONU de seguirem as orientações do governo norte-americano, de prolongar as inspeções para evitar o fim das sanções econômicas.
O ataque começou à 1h10 da madrugada de hoje em Bagdá (20h10, horário de Brasília). As baterias antiaéreas iraquiana responderam ao fogo. O alarme contra ataques aéreos soou na capital iraquiana à 0h20.
Nos primeiros minutos depois do início do ataque, os EUA ainda não haviam divulgado detalhes da operação. Versões não-confirmadas falavam no uso de aviões, além de mísseis.
A Casa Branca havia dito que um ataque contra Saddam Hussein seria "o mais substancial" desde a Guerra do Golfo.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.