São Paulo, sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Republicano diz que trabalhar com Brasil "é muito importante"

DO ENVIADO ESPECIAL A COLUMBIA

Líder nas pesquisas nacionais para conquistar a indicação pelo Partido Republicano, o pré-candidato à presidente dos EUA John McCain reafirmou ontem à Folha que Washington deve importar álcool de países como o Brasil. Em rápida conversa com a reportagem, em evento de campanha em Columbia, na Carolina do Sul, McCain também fez menção sobre o namoro com uma modelo brasileira em 1957, quando ele pertencia à Marinha americana e seu navio aportou no Rio de Janeiro. (DB)

 

FOLHA - O senhor defende o álcool, mas é contra subsídios à produção de milho no Estado americano de Iowa, por exemplo. O que os Estados Unidos devem fazer? Comprar biocombustível do Brasil?
JOHN MCCAIN -
Sim. Eu penso que devemos usar todos os métodos e meios de obter fontes limpas de energia e eliminar nossa dependência de petróleo estrangeiro. Eu sempre fui contra o subsídio para produção de álcool e sempre apoiei a importação do produto, e esta tem sido minha posição há muito tempo. Eu defendo o biocombustível, mas também defendo energia nuclear, de vento, solar, tudo o que possa ser feito. Estamos enviando US$ 400 bilhões por ano para países produtores de petróleo. Parte desse dinheiro acaba nas mãos de organizações terroristas.

FOLHA - É importante trabalhar com o presidente Lula e outras lideranças da América Latina?
MCCAIN -
Sim. Você achou que eu pensaria que não era importante (risos)?

FOLHA - E por que o sr. acha importante?
MCCAIN -
A grande economia crescendo no hemisfério [Sul], obviamente, nós sabemos que é o Brasil. É muito importante. E tenho algumas das minhas lembranças distantes, de meus jovens anos, passados no Rio de Janeiro... Um episódio na minha vida que não vou relembrar aqui (risos).

FOLHA - Seria a sua namorada brasileira?
MCCAIN -
Ohhh! Pára! Pára! [gargalhadas]. Nós não vamos querer falar dessas coisas aqui (risos). Obrigado, obrigado [se virando em seguida].


Texto Anterior: Monicagate: Hillary fala sobre traição de Bill Clinton
Próximo Texto: Artigo: Um centro chamado McCain
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.