São Paulo, sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOB SUSPEITA

Canadá inclui EUA e Israel em lista de países com tortura

DA REUTERS

O Ministério das Relações Exteriores do Canadá incluiu os Estados Unidos e Israel em sua lista de países onde prisioneiros sofrem risco de tortura, de acordo com um documento obtido pela agência Reuters ontem.
O texto é parte de um manual sobre tortura para treinamento de diplomatas e menciona a prisão americana de Guantánamo, em Cuba, que mantém detido atualmente um cidadão canadense. Em sua definição de tortura, o documento cita técnicas de interrogatório usadas nos EUA, como nudez forçada, isolamento, privação do sono e manutenção de prisioneiros vendados.
Ottawa, um aliado de Washington, tentou se distanciar do documento, que "não reflete a visão do governo", de acordo com um porta-voz do ministro das Relações Exteriores do Canadá, Maxime Bernier. O texto foi fornecido à Anistia Internacional durante um processo legal.


Texto Anterior: Disputa territorial: Após queixa peruana, Chile convoca embaixador em Lima
Próximo Texto: Bolívia: Morales lança benefício que complica embate com oposição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.