São Paulo, sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLÍVIA

Morales lança benefício que complica embate com oposição

DA ENVIADA A LA PAZ

O governo do presidente boliviano, Evo Morales, anunciou ontem que começará a pagar em 1º de fevereiro um benefício a idosos financiado com um corte de repasses aos departamentos do IDH (Imposto Direto sobre Hidrocarbonetos).
O financiamento do benefício é um ponto-chave no conflito entre Morales e os governadores oposicionistas e deve complicar os ânimos da nova reunião entre as partes marcada para hoje.
Na última terça-feira, os seis governadores oposicionistas propuseram um modelo alternativo para financiar o benefício, chamado Renda Dignidade. Pelo projeto, em vez do IDH, outros tributos seriam usados para o pagamento, com perda menor para as regiões.
Pelo anúncio feito ontem, o corte de 30% do IDH repassado aos governadores será automático a partir de fevereiro. O governo afirmou, porém, que o diálogo com os oposicionistas continua e que decidirá sobre a proposta alternativa hoje.
"Vamos operacionalizando [o pagamento do benefício], e, enquanto isso, vamos dialogando", disse o ministro da Fazenda, Luis Arce.
A decisão foi recebida com desconfiança pela oposição, que já havia condicionado a continuação do diálogo com Morales a um recuo sobre o corte de recursos. Além da divergência sobre a verba, que forçou os governadores a tentar uma negociação com La Paz, a agenda de conversa entre as partes também esbarra na rejeição da oposição ao texto constitucional aprovado por governistas e aliados em dezembro.
Se não há acordo, o governo já anunciou que pretende retomar a proposta de fazer um referendo revocatório a respeito dos cargos do próprio presidente e dos nove governadores do país.
Anteontem, a nova Carta, que ainda passará por dois referendos, teve mais um revés. A cúpula do Poder Judiciário classificou de ilegal a nova Constituição, argumentando que várias manobras regimentais durante a aprovação foram ilegais. (FM)


Texto Anterior: Sob suspeita: Canadá inclui EUA e Israel em lista de países com tortura
Próximo Texto: Oriente médio: Israel fecha as fronteiras de Gaza e mantém ofensivas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.