São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seguranças na posse podem chegar a 40 mil

Hoje já há shows celebrando chegada de novo presidente

DANIEL BERGAMASCO
ENVIADO ESPECIAL A WASHINGTON

Naquela que será a mais cara (US$ 150 milhões), a mais frequentada (espera-se de 2,5 milhões a 5 milhões de turistas) e a mais transmitida posse de um presidente americano em todos os tempos, depois de amanhã, o contingente de segurança deverá completar a lista de recordes em Washington.
O número de homens é incerto, mas em algumas estimativas passa dos 40 mil. Em geral, o Serviço Secreto e as outras cerca de cem agências relacionadas não divulgam números precisos.
Autoridades envolvidas na operação de segurança -que inclui proibição de pessoas circulando com mochila e guarda-chuvas perto do Capitólio- citam como temor a possível ação de grupos racistas para estragar a festa do primeiro presidente negro dos EUA.
Anteontem, o Departamento da Justiça anunciou a prisão de Steven Christopher, que escreveu em um site sobre ufologia que planejava matar Obama.
Amanhã, o país celebra com feriado Martin Luther King (1929-1968), mais importante líder negro dos EUA no século 20, assassinado por defender igualdade de direitos civis. Obama participará de evento em sua homenagem.
Os agentes de segurança terão de revistar e conduzir por detector de metais 240 mil pessoas que têm ingresso para assistir de perto ao juramento do presidente, às 10h (13h em Brasília) de terça, em palco montado em frente ao Capitólio.
Mesmo com o frio intenso, além dos 15C negativos, a equipe de Obama diz não planejar a transferência da cerimônia para dentro do prédio, como fez Ronald Reagan, em 1981, pela baixa temperatura.
Em 1841, o presidente William Henry Harrison fez o discurso de posse mais longo da história, por mais de duas horas. Não usou casaco, pegou uma pneumonia e morreu algumas semanas depois.
Com a mão direita sobre a Bíblia que pertenceu a Abraham Lincoln, Obama, 44º presidente americano, dirá a frase protocolar: "Juro solenemente que desempenharei o cargo de presidente dos Estados Unidos fidedignamente, e que irei, com toda minha capacidade, preservar, proteger e defender a Constituição dos EUA".
Ao meio-dia local, fará o discurso de posse. Ainda na terça, Obama participa de vários bailes -alguns agregam representantes de Estados por regiões (Meio-Oeste, Nordeste etc).
Na tarde de hoje, cantores como Beyoncé, Bono, Garth Brooks e Stevie Wonder farão show aberto em frente ao Lincoln Center para celebrar Obama. Os atores Jamie Foxx, Queen Latifah e Denzel Washington, todos negros, lerão textos no evento, assim como Martin Luther King 3º.


Texto Anterior: Sob nova direção / Festa na posse: Milhares, sob frio, esperam pelo trem de Obama
Próximo Texto: Sob nova direção / Ao vivo e a cores: TVs brasileiras têm cobertura extensa de eventos da posse
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.