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São Paulo, terça-feira, 18 de fevereiro de 2003

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URBANISMO

Tarifa é equivalente a R$ 29; 800 câmeras controlam os infratores

Pedágio em Londres começa a vigorar

DA REDAÇÃO

Dezenas de milhares de motoristas londrinos começaram ontem a pagar um pedágio de 5 libras (cerca de R$ 29) para poder entrar de carro na área central de Londres, como parte de um plano da prefeitura para reduzir os congestionamentos.
Apesar das fortes críticas e das pequenas manifestações contra o projeto, houve poucos dos problemas que os seus opositores previam. O tráfego na região ficou ontem abaixo do normal, e não houve um "transbordamento" para os limites da zona tarifada.
Segundo a prefeitura, havia pouco sinal de motoristas dirigindo por fora do perímetro de 21 km2 para evitar pagar a taxa.
Um recesso escolar iniciado ontem também contribuiu para o tráfego reduzido, mas parecia haver ainda menos carros nas ruas do que durante as férias escolares.
O prefeito Ken Livingstone admitiu que pode haver falhas no sistema no início, mas afirmou que elas serão reduzidas nas próximas semanas. "Londres é hoje uma das grandes cidades mais próximas do colapso", disse Livingstone. "Precisamos atuar já. Temos de achar um jeito de reduzir o uso de carros."
As administrações do metrô e do sistema de ônibus não registraram um aumento considerável na procura por transporte público. Muitos críticos temem que o pedágio coloque ainda mais pressão sobre o sobrecarregado sistema de transporte público.
O sistema de pedágio é controlado por 800 câmeras espalhadas pelo perímetro tarifado, que fotografam as placas dos carros e identificam aqueles que não pagaram antecipadamente -a multa pela infração é de 40 libras (cerca de R$ 231), mas pode subir para até 120 libras (R$ 693) se não for paga em até 28 dias.
O pedágio pode ser pago nas agências do correio, em lojas e supermercados, por telefone, internet ou carta. Táxis, deficientes, serviços de emergência, motonetas e veículos movidos por combustíveis alternativos são isentos da taxa. Os moradores da região afetada têm um desconto de 90%.
O pedágio, considerado o mais ambicioso esforço anticongestionamento do mundo, é também o mais audacioso projeto de Livingstone desde que tomou posse como prefeito, em 2000. Acredita-se que o futuro político de Livingstone, um esquerdista dissidente do Partido Trabalhista, dependa do sucesso desse projeto.


Com agências internacionais


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