São Paulo, sábado, 18 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venezuelano diz ter boa-fé com Obama

DO ENVIADO A PORT OF SPAIN

Após a abertura da Cúpula das Américas, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que o cumprimento a Barack Obama era "previsível", fez ressalvas ao discurso do americano, mas disse que ele "é um homem muito inteligente, à diferença do presidente anterior".
"Nós nos demos a mão, como qualquer cavalheiro e era previsível que isso ocorresse. Estou seguro de que o presidente Obama, igual a mim, não tem complexo para dar a mão, e eu agradeço por ele ter se aproximado diretamente. Não poderia recusar."
Continou: "Disse o mesmo que disse a Bush, há oito anos, dando a mesma mão, numa Cúpula das Américas, no Canadá. "I want to be your friend." [Quero ser o seu amigo]. Foi um bom momento".
Chávez disse divergir de pontos do discurso de Obama, "mas não vou me estender neste momento, prefiro dar crédito à minha boa-fé, que é a boa-fé de milhões que aspiramos que se ponha fim ao império dos EUA. Espero que seja o primeiro presidente de um novo EUA."
Sobre o chamado do americano a deixar o passado para trás, Chávez devolveu dizendo que o embargo a Cuba não é passado. "Todo mundo pediu que acabasse [o bloqueio], o Obama deve fazê-lo. Não tem desculpa se não o faz." (FM)


Texto Anterior: Hermanas
Próximo Texto: Aceno de Raúl aparece na TV controlada; Obama, não
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.