São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governos sabiam de vôos da CIA, diz comissão da UE

DA REUTERS, EM ESTRASBURGO

Os vôos da CIA nos quais foram feitas transferências secretas de suspeitos de terrorismo pela Europa só podem ter ocorrido com o conhecimento dos países europeus envolvidos, segundo investigadores da comissão do Parlamento Europeu que investiga o caso.
"Todas as pessoas com quem nos reunimos nos EUA sugeriram ou confirmaram que o programa de transferências na Europa não poderia ter sido empreendido sem o conhecimento e apoio dos governos", declarou Carlos Coelho, membro da comissão.
"Autoridades do Departamento de Estado nos disseram, em termos mais diplomáticos, que os EUA nunca violaram a soberania dos países membros da UE. Outras admitiram mais diretamente o envolvimento dos governos europeus", disse.
Segundo a comissão, entre 30 e 50 pessoas foram deslocadas pelos EUA desde o 11 de Setembro e o lançamento da guerra contra o terror.


Tradução de Clara Allain


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Estanhos no paraíso: Senado dos EUA aprova cerca com México
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.