São Paulo, sexta-feira, 18 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLÍVIA

Juízes acusam Morales de tentativa de intimidação

DA REDAÇÃO

A Corte Suprema de Justiça, o Conselho da Magistratura e o Tribunal Agrário da Bolívia emitiram um comunicado público ontem em que denunciam o governo do presidente Evo Morales de "tentar amedrontar e defenestrar" o Poder Judiciário local.
Essa foi a resposta ao anúncio pelo governo de que denunciará os membros do Tribunal Constitucional à ONU e à Organização dos Estados Americanos (OEA).
O presidente está enfrentando o Tribunal Constitucional desde o último dia 9, quando os juízes determinaram a suspensão das funções de quatro colegas da Corte Suprema nomeados interinamente por Morales em dezembro por decreto.
O comunicado dos juízes manifesta "veemente rejeição ao novo atropelamento da institucionalidade que fere o princípio constitucional de respeito à independência dos poderes".
O ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, disse que era "previsível a reação corporativa" e acusou os juízes de "conspiração para evitar processos futuros".


Texto Anterior: Governo argentino é alvo de crise por propina
Próximo Texto: Colômbia: Líder paramilitar acusa multis dos EUA de financiar milícias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.